Operacional

Modelo de comanda: como escolher para o seu bar ou restaurante

Modelo de comanda: como escolher para o seu bar ou restaurante
Receba notícias exclusivas sobre Economia, Inovação, e tudo o que diz respeito ao Mercado de Alimentação, no Brasil e no Mundo!

Assine Gratuitamente o DDR News

Existem modelos de comanda de papel e eletrônicas. Quer conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma? Confira nesse artigo!

Como escolher o melhor modelo de comanda?

Um ponto de atenção para os donos de restaurante é o controle do consumo do cliente do estabelecimento. A comanda oferece mais comodidade ao cliente, já que evita que ele precise fazer o pagamento a cada pedido e ajuda na gestão do faturamento do bar ou restaurante. Existem basicamente dois modelos de comanda: a de papel e a eletrônica. Quer conhecer as vantagens de cada uma? Confira abaixo.

Comanda de papel

Mais tradicional e econômica, a comanda de papel é ideal para pequenos estabelecimentos. Ela vêm com os campos em branco para serem preenchidos. Portanto, é pouco prática no sentido de permitir alterações nos pedidos, já que para fazer as alterações será preciso rabiscar o papel. Além disso, ela exige comunicação entre o garçom e a cozinha, o que pode atrasar o atendimento.

Comanda eletrônica

comanda eletrônica permite registrar os pedidos através de celular, tablet ou computador. Dentre as suas vantagens estão a possibilidade de fazer alterações e cancelamentos nos pedidos. Além disso, ela permite uma gestão mais assertiva dos pratos e bebidas.

Outra vantagem é que o histórico do cliente fica registrado, servindo de informação para relatórios de faturamento. É importante considerar ainda a agilidade que esse modelo de comanda oferece, já que os pedidos são enviados diretamente para a cozinha.

Veja também: Restaurantes por perto: como ser encontrado pelo seu cliente

Como escolher o melhor modelo de comanda para cada tipo de estabelecimento?

Confira abaixo as dicas para escolher o melhor modelo de comanda para o seu negócio.

Modelo de comanda para bar

Para escolher o melhor modelo de comanda para bar, é preciso considerar o tamanho do estabelecimento, o custo para a produção e o perfil dos seus clientes. Para esse tipo de negócio, a comanda de papel pode não ser a melhor alternativa, já que aumenta a margem de erros sobre os pedidos, o que influencia no faturamento. Ela é mais efetiva também tendo em vista que nesses estabelecimentos a chance de os clientes perderem a comanda tende a ser maior.

Modelo de comanda para restaurante

Antes de escolher o modelo de comanda para restaurante é importante considerar o tempo de preparo dos pratos. Imagine a seguinte cena: o estabelecimento lotado e os seus garçons se dividindo entre atender as mesas e repassar os pedidos à cozinha. O tempo de atendimento aumenta e a chance de erros nos pedidos também. E o pior: imagina depois de tanta espera o seu cliente ainda receber o pedido errado? A comanda eletrônica elimina esses problemas. Então que tal optar por esse modelo de comanda para o restaurante?

Modelo de comanda para lanchonete

O modelo de comanda para lanchonete pode ser do tipo com discriminação impressa dos produtos, se a sua lanchonete contar com menos opções de alimentos e bebidas. Além disso, como os pratos já são definidos, bastará apenas preencher dentre as opções existentes. Isso vai agilizar o recebimento dos pedidos e a produção da comanda custará mais barato.

Gostou das nossas dicas? Se você quer aumentar os lucros do seu restaurante, acesse o portal Donos de Restaurantes e entenda como ajudamos milhares de empreendedores a crescerem e alcançarem resultados incríveis!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.