Quem já precisou contratar um garçom de restaurante com certeza já enfrentou dificuldades para encontrar um profissional que, além de oferecer o melhor atendimento, também tivesse a habilidade de vender os pratos do seu estabelecimento.
Afinal, um bom garçom não é simplesmente um atendente, não é mesmo? Portanto, se você é dono de restaurante, confira nesse artigo como transformar esses profissionais em aliados do seu negócio.
Como ser um bom garçom de restaurante e vender mais?
Você deve estar se perguntando: o que é ser um bom garçom? E como isso pode contribuir para que o restaurante venda mais e também para que o profissional ganhe mais dinheiro? Então imagine a situação: um cliente chega ao seu estabelecimento sem estar totalmente convencido de que um determinado prato vale a pena.
Por isso, antes de anotar o pedido, é preciso convencer o cliente de que ele terá a melhor experiência no seu restaurante. E o garçom deve ser a pessoa que mais do assunto. E tenha certeza de que o cliente é capaz de perceber se o profissional está ou não sendo sincero.
Mas, quais habilidades precisam ser melhoradas e como chegar ao melhor resultado? Alguns comportamentos podem contribuir para isso. Confira as principais dicas abaixo.
Ir além de um bom atendimento
Ser cortês e simpático é o básico para oferecer um bom atendimento. Porém, é possível ir além disso e conquistar a confiança do cliente. Dentre as principais dicas, o profissional deve estar atento sobre os seguintes aspectos, dentre eles:
- Analisar o perfil do público e do estabelecimento para oferecer um atendimento personalizado;
- Prestar atenção se o cliente é mais comunicativo ou reservado, por exemplo;
- Em relação ao local, observar se o espaço é mais descolado ou tradicional e adequar a comunicação ao tipo de público para criar uma conexão e vender mais;
- Chamar o cliente pelo nome. Isso despertará a atenção e deixará uma boa impressão nos seus clientes, além de contribuir para a fidelização.
Conhecer bem o cardápio e a operação
Os clientes que estão frequentando o restaurante pela primeira vez, não conhecem os pratos e geralmente ficam em dúvidas sobre o que pedir. Por isso, é preciso seguir as dicas abaixo:
- Conhecer bem o cardápio é fundamental para fazer recomendações com propriedade e transmitir confiança aos clientes. Além disso, o garçom estará apto a oferecer indicações das melhores combinações para harmonizar com os pratos;
- Saber sobre os ingredientes, tempo de preparo, conhecer as bebidas e outra opções para oferecer a melhor experiência ao cliente. Isso contribuirá para aumentar as vendas, o que é bom tanto para o restaurante quanto para o garçom, já que clientes satisfeitos tendem a oferecer melhores gorjetas;
- Se você é o dono do negócio, experimente fazer degustações com a equipe, peça opiniões e mantenha sempre as fichas de estoque e cardápios atualizados.
Ser um vendedor
Ser um bom garçom significa também incentivar a venda, não só dos pratos, mas também da experiência do cliente no restaurante. Afinal, a fidelização é consequência de um bom atendimento. Por isso, vale a pena seguir algumas recomendações:
- Ficar atento aos gostos dos clientes assíduos, para oferecer cortesias e um atendimento mais personalizado;
- Fazer perguntas sobre restrições alimentares ou preferências dos novos clientes, para indicar as melhores opções do cardápio;
- Ter claro em mente que tipo de experiência o restaurante quer proporcionar aos clientes e como quer ser reconhecido;
- Compartilhar com os clientes as novidades do estabelecimento, como novos pratos e bebidas.
Quais as características principais de um bom garçom de restaurante?
E não se esqueça das principais características de um bom garçom de restaurante:
- agilidade;
- boa comunicação;
- simpatia;
- cordialidade;
- proatividade.
Gostou das nossas dicas? Se você quer aumentar os lucros do seu restaurante, acesse o portal Donos de Restaurantes e entenda como ajudamos milhares de empreendedores a crescerem e alcançarem resultados incríveis!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.