Operacional

Como montar uma lanchonete

Como montar uma lanchonete
Receba notícias exclusivas sobre Economia, Inovação, e tudo o que diz respeito ao Mercado de Alimentação, no Brasil e no Mundo!

Assine Gratuitamente o DDR News

Empreender e ser dono de restaurante é o sonho de muitos brasileiros. Porém, diante do atual cenário econômico, ter sucesso nesse segmento pode ser um grande desafio. Por isso, se você quer saber como montar uma lanchonete pequena ou grande, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Confira nesse artigo!

Planeje os custos e lucros

Antes de iniciar a sua lanchonete, é preciso conhecer o mercado, os concorrentes e o público que você pretende atingir. Se você não tem experiência no segmento, vale a pena até mesmo contratar uma consultoria.

O Sebrae, inclusive, oferece diversos serviços que podem te ajudar nesse sentido. Não se esqueça de calcular os gastos fixos e variáveis, capital de giro, margem de lucro e ponto de equilíbio. Esses conceitos são fundamentais para a saúde financeira do seu negócio.

Outro aspecto que você deve considerar são os gastos com funcionários, manutenção e investimento inicial.

Defina os fornecedores

Como montar uma lanchonete sem bons fornecedores? Afinal, manter o padrão de qualidade do seu restaurante é fundamental para o sucesso do seu negócio. Você deve saber se os ingredientes são de boa procedência, se os fornecedores cumprem os prazos de entrega, analisar como é a margem de negociação e os preços praticados por eles. E não pense que você precisará apenas de fornecedores de alimentos. Você deve considerar também as bebidas, produtos de limpeza, equipamentos, manutenção, serviços administrativos ou contábeis, dentre outros. Ter uma lista pode ser uma ferramenta importante para te auxiliar nesse sentido.

Escolha os equipamentos

Escolher bons equipamentos também é importante para o funcionamento da sua lanchonete. E esse equipamentos podem variar conforme o que você deseja oferecer no seu estabelecimento. Por isso, o ideal é que você faça um planejamento do restaurante, para definir o que vai precisar em termos de utensílios, equipamentos elétricos e eletrônicos, materiais de escritório e mobiliário. Algumas opções interessantes são:

  • Freezers;
  • Geladeiras;
  • Fogões;
  • Fornos;
  • Liquidificadores;
  • Balanças;
  • Bancadas;
  • Cortadores de legumes;
  • Utensílios de cozinha como talheres, copos, panelas, frigideiras e outros;
  • Mesas e cadeiras;
  • Dentre outros.

Veja também: Restaurantes por perto: como ser encontrado pelo seu cliente

Contrate bons funcionários

Contratar e treinar funcionários também é imprescindível para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, o seu cliente merece o melhor atendimento, não é mesmo? Independentemente do tamanho do seu negócio, ele deve oferecer a melhor experiência ao público. Por isso, é importante considerar pelo menos um cozinheiro, um caixa, um gerente, um entregador e um contador. Além disso, esses funcionários devem receber treinamento constante sobre os produtos, armazenamento, atendimento, vendas e entrega. Afinal, são eles que estarão em contato direto com os clientes da sua lanchonete.

Pense na logística

Um dos aspectos mais importantes para o funcionamento do negócio é a sua localização. Para uma lanchonete, por exemplo, é importante que ela seja instalada em um local de grnade circulação de pessoas, próxima a empresas, pontos comerciais ou de transporte.

Ou, ainda em um local pequeno, mas que ainda não tenha muitas opções de lanchonete. Lembre-se de que, em meio à correria do dia a dia, ter um ponto em que as pessoas podem fazer lanches rápidos pode trazer muitos lucros para a sua lanchonete. Mas, é importante considerar também, se o ponto de venda é de fácil acesso para pessoas e fornecedores, se é seguro, dentre outros aspectos.

Como montar uma lanchonete delivery

Montar uma lanchonete delivery também é importante em tempos de delivery. Oferecer ao seu cliente a comodidade de receber o lanche sem sair de casa pode aumentar muito o faturamento do seu restaurante. Alguns negócios, inclusive, já tem no delivery a sua principal fonte de vendas. Você deverá pensar, entretanto, em como oferecerá essa forma de atendimento. Se atenderá aos seus clientes por whatsapp ou app de entregas, como fará a contratação de motoboys, dentre outros aspectos.

Gostou das nossas dicas? Se você quer aumentar os lucros do seu restaurante, acesse o portal Donos de Restaurantes e entenda como ajudamos milhares de empreendedores a crescerem e alcançarem resultados incríveis!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.