Operacional

Como calcular o ponto de equilíbrio?

Como calcular o ponto de equilíbrio?
Receba notícias exclusivas sobre Economia, Inovação, e tudo o que diz respeito ao Mercado de Alimentação, no Brasil e no Mundo!

Assine Gratuitamente o DDR News

Sabemos que manter a saúde financeira de um restaurante é um grande desafio. Por isso, se você é dono de restaurante deve saber como calcular o ponto de equilíbrio. Quer saber como? Veja nesse artigo!

O que é o ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio indica o quanto o restaurante deve vender para que a receita seja suficiente para cubrir todos os custos, sejam fixos ou variáveis.

Por isso, para calcular o ponto de equilíbrio do seu restaurante é preciso conhecer algumas despesas, como os gastos fixos, as despesas variáves e os custos de produção.

Como calcular o ponto de equilíbrio?

De posse dos cálculos de gastos, a fórmula é basicamente a seguite:

Ponto de Equilíbrio = custos fixos / margem de contribuição

Como visto, o ponto de equilíbrio é de extrema importância para manter a saúde financeira do seu negócio e saber o quanto o seu restaurante tem que vender para não ficar no vermelho. Assim, com um fluxo de caixa eficiente você pode planejar metas e acompanhar a evolução do seu restaurante.

Além disso, ele te ajudará a entender em quais etapas dos processos é possível gastar menos e economizar recursos. Outra vantagem é que você saberá se a precificação dos seus pratos está correta. Percebeu a importância?

Como aumentar o tícket médio do meu restaurante?

Depois de calcular o seu ponto de equilíbrio, você deve criar estratégias para aumentar o tícket médio do seu restaurante. Mas o que significa isso? Esse indicador repsente o faturamento médio da venda dos seus pratos. Para chegar a esse número, basta dividir o faturamento do seu estabelecimento pelo número de vendas. Quer saber como aumentar o tícket médio do seu restaurante? البلاك جاك Confira algumas dicas abaixo!

Crie opções de combos no cardápio

Oferecer combos no seu cardápio pode ajudar a aumentar o faturamento do seu restaurante. Para isso, basta adicionar itens extras aos pratos tradicionais, como por exemplo, molhos, bebidas ou sobremesas, pagando um adicional. Mas é importante se atentar à experiência do cliente. Ofereça itens que tenham correlação e possam deixar o seu cliente mais satisfeito.

Veja também: Restaurantes por perto: como ser encontrado pelo seu cliente

Crie um cardápio sazonal

Criar um cardápio sazonal pode atrair mais vendas e clientes para o seu restaurante. Afinal, quem não gosta de um cardápio de inverno? Ou ainda, os sucos da estação? Além de atrativas, essas opções pode representar economia para o seu restaurante, já que os ingredientes oscilam de preço ao longo do ano.

Aposte em programas de fidelidade

Os programas de fidelidade ajudam a tornar as vendas recorrentes. Afinal, ao oferecer uma vantagem para que o seu cliente consuma outras vezes, a chance de ele se manter fiel ao seu restaurante são maiores. Nesse sentido, que tal oferecer uma refeição grátis quando o cliente acumular um determinado número de pedidos no seu estabelecimento? Vale a pena pensar nessa opção.

Gostou das nossas dicas? Se você quer aumentar os lucros do seu restaurante, acesse o portal Donos de Restaurantes e entenda como ajudamos milhares de empreendedores a crescerem e alcançarem resultados incríveis!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.