Operacional

Como calcular o custo com mão de obra de um restaurante?

Como calcular o custo com mão de obra de um restaurante?
Receba notícias exclusivas sobre Economia, Inovação, e tudo o que diz respeito ao Mercado de Alimentação, no Brasil e no Mundo!

Assine Gratuitamente o DDR News

Antes de iniciar sobre o assunto “CMO”, quero lhe fazer uma pergunta: Você sabe o que significa CMO? No dia-a-dia do dono de restaurante, alguns pontos são fatores cruciais para que o lucro no negócio seja uma realidade, e um deles é o CMO. Quer saber o que é e como calcular? Confira nesse artigo!

O que é CMO?

O CMO é o Custo com Mão de Obra e esse conceito refere-se a todos os gastos com os funcionários que se relacionam com a operação. Por isso, é importante que o empresário faça um controle minucioso de seus gastos para poder planejar e investir em novos recursos para o crescimento do restaurante.

O Custo com Mão de Obra é a principal despesa de um negócio gastronômico, a famosa “folha de pagamento”. Hoje, o custo para manter um colaborador não é baixo, e muitos empresários, deixam alguns cálculos de fora e dessa forma não veem o lucro que poderia ter, por não calcular seus custos corretamente e inserir no produto o valor correto.

Como calcular o custo com mão de obra?

Para chegar ao seu custo com mão de obra, você deve contabilizar todas as suas despesas com funcionários, sendo eles CLT, PJ, Freelancers, todos devem entrar neste cálculo. Nesta conta, devemos incluir impostos, férias, fgts, entre outros benefícios e dividir pelo seu faturamento. Fácil, não é?

Então agora vamos ao exemplo: Vamos supor que a sua operação gaste R$ 30.000,00 por mês com a folha de pagamento (Incluindo impostos, férias, FGTS, benefícios) e com esta operação, você fature R$ 100.000,00 por mês. Para achar o CMO dessa empresa nós fazemos a seguinte conta:

Custo com Mão de Obra: Custo de Operação/Faturamento

Custo com Mão de Obra: 30.000/100.000

CMO = 0,3

Em porcentagem, o CMO da sua empresa é de 30%.

Mas atenção, um restaurante não deve gastar mais do que 35% do seu faturamento com Custo com Mão de Obra, isso pode comprometer a sua operação. Caso faça o cálculo do CMO e a sua operação fique acima de 35%, você deve rever seus custos para adequar a realidade do negócio.

Como otimizar o custo com mão de obra do meu restaurante?

Confira abaixo as soluções para otimizar o custo com mão de obra do seu restaurante.

Portal Donos de Restaurantes

portal Donos de Restaurantes é a maior escola para donos de restaurantes do Brasil, com mais de 11 mil empresários treinados. Através dele, você terá acesso centenas de conteúdos feitos especialmente para levar você ao sucesso, seja com restaurante, bar, pizzaria, açaiteria, padaria, lanchonete, etc.

Toda semana você terá acesso a aulas ao vivo onde você poderá interagir com nossos consultores em tempo real! E todas as aulas ficam gravadas no Portal, para você assistir quando, onde e quantas vezes quiser! No portal você ainda pode enviar dúvidas sobre seu negócio diretamente para nossos consultores, abrir ou participar de fóruns abertos por seus colegas empresários, discutindo com milhares de pessoas temas importantes que vão te ajudar a vender mais a cada dia. São mais de 400 hs de treinamentos, grupo de whatsapp e clube de descontos.

Veja também: Restaurantes por perto: como ser encontrado pelo seu cliente

Acelerador de Vendas do iFood

No Acelerador de Vendas do iFood, você vai ter a oportunidade de dobrar as suas vendas no iFood em 45 dias ou menos. Temos alunos que já venderam 29x mais do que vendiam antes. Você vai melhorar seu cardápio, vai aparecer em todas as listas do iFood e vai vender muito mais do que você vende hoje.

Mentoria do Marcelo Marani

Essa é o modelo de ajuda mais próximo que eu ofereço. Um grupo restrito de empresários que trabalham diretamente com o Marcelo Marani. Fazemos um encontro mensal. Você precisa faturar mais de 70 mil reais por mês para aplicar para essa mentoria e precisa ser selecionado por mim! Se você acredita ter o perfil contribuidor, e se quer estar no grupo mais qualificado de donos de restaurantes do Brasil. Preencha a aplicação.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.